sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Jogadores que passaram por SCP e SLB

ESTÓRIAS


                                                Jogadores que passaram por SCP e SLB


                                      

     O futebol em Portugal é vivido de forma clubística, quase cega, por mim falo claro está, mas a razão deve subsistir no caso, caso contrário é doença, deve ser normal que um jogador que jogue no SCP e SLB possa vira a jogar no rival, ora porque foi dispensado, transferido ou estando em final de contrato. Escrevo este post numa altura em que Carrillo, assinou pelo rival SLB, pode-se não gostar da forma como isto foi feito, da postura do jogador, mas tem legitimidade para o fazer, agora moralmente que sentido faz estar um clube a pagar a um jogador que está de saída, devia haver acordo de cavalheiro para estas situações, ou seja Carrillo sairia já para SLB porque deste modo impede-se que jogue, aliás não estou a ver que o SCP o deixe treinar junto do resto da equipa,, quanto mais jogar. 
     Mas ao longo dos ultimo 30 anos muitos forma os jogadores que trocaram de ares sem que daí houvesse algum problema.  É claro que não é bonito ver um jogador a bloquear renovações, eis a lista de alguns : 
  • Eurico Gomes
  • Alhinho
  • Laranjeira 
  • Futre
  • Pacheco 
  • Paulo Sousa
  • Simão  Saborosa
  • Dimas
  • Paulo Bento
  • Porfirio
  • Artur Correia 
  • Jordão
  • João Pereira
  • João Vieira Pinto
  • Carlos Manuel
  • Botelho

                                 



                                                                     Atrur Correia
                                                                           Carlos Manuel
                                                                                Jordão
                                                                             Dimas
                                                                         FUTRE
                                                                        Joao Vieira Pinto
                                                                             Laranjeira
                                                                             Pacheco
                                                                             Paulo Bento
                                                                                  Paulo Sousa


                                                                     Simão


       Isto sempre aconteceu, é saudável,  calculo que para os adeptos seja uma machadada para os adeptos , mas que não devem levar a mal, são profissionais, claro que nalguns casos o carácter deixa muito a desejar, tenho para mim que os jogadores são mal informados.
      Não se deve alimentar muito as coisas , porque até o mais  convicto  hoje , não deixará amanhã de escolher outros caminhos.




disse

sergio neves





terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Jogo pelas vitimas do incendio Chiado

RECORDAÇÕES,

                                  Jogo pelas vitimas do incêndio Chiado

                                            

 


     Estávamos no inicio da época 1988/89, o Sporting apresentava a sua equipa de futebol perante o Santa Cruz do Brasil, uma noite de Agosto, cheia de calor, seria por volta 24 de Agosto, ganhamos 2-0 Marlon Brandão ,Cascavel e outros davam grande expectativa para uma época que se esperaria vitoriosa, recordo-me também que na Graça decorria o velório de uma amiga/vizinha da minha mãe, vinha de Alvalade passei pela casa mortuária, era domingo, no outro dia seria um dia de trabalho. A manhã estava a raiar quando para meu espanto a minha mãe me diz que o Chiado está arder, via-se as chamas do miradouro da Graça, corri para a baixa, pois nessa altura trabalhava lá na Casa Monteiro, foi um dia medonho. 
     Uma parte de Lisboa perdeu-se definitivamente, o futuro seria desastroso para esta parte da cidade, que só viria a recuperar 1 década  depois - a meu ver tarde demais - pois o comercio deslocou-se para Colombo, Amoreiras, Zona Oriental, a baixa jamais voltou a ser a mesma.
      Mas o que me trás a recordar este post, é que o Futebol de imediato se disponibilizou para realizar um jogo de solidariedade pelas vitimas do Chiado, afinal se ardeu muitas lojas, pessoas houve que ficaram sem nada.
      Lisboa sobretudo a sua baixa ficou irreconhecível a destruição foi mais que muita, então em Janeiro de 1989, fez-se o dito jogo de solidariedade.  Evento ao qual muitas equipas se solidarizam, permitindo que jogadores, treinadores participassem no referido jogo, no velho Estadio da Luz, com 2 jogos veteranos SCP-SLB, seguido de Portugal vs Brasil, uma mescla de jogadores portugueses e jogadores Brasileiros atuar no campeonato portugues.
      Solidariedade é assim feita destes gestos, dos golos não me lembro, mas a «festa foi bonita», a verba angariada serviu os seu prepositos.


disse 

sergio neves 
 


 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Jorge Jesus « perdeu-se um jogador ganhou -se um treinador»

AZARES,

                        Jorge Jesus « perdeu-se um jogador ganhou -se um treinador» 


                              



         Jorge Jesus  foi jogador de Futebol!  Esteve na formação do Sporting, militou por vários clubes, foi um jogador mediano, militou mais vezes em escalões secundários do que na I divisão, passou ao lado de  uma grande carreira como jogador, quiçá porque o talento não dava para mais, mas soube, aprender o que de melhor tem futebol, as relações pessoais, a valorização de conhecimentos, pela diversidade de pessoas,culturas, métodos.   É conhecido que nem sempre os melhores jogadores dão grandes treinadores, ou nem se quer ousam ser,estou-me a lembrar de Pelé, Eusebio, Figo, Jesus é um desses casos. 
       Começou de baixo,   por clubes de menor nomeada Amora, Felgueiras, Vitoria Guimarães, Sp.Braga. Belenenses, até chegar aos grandes  SLB e SCP.  Evoluiu muito nestes ultimo anos, fez a sua formação como treinador, procurou estagiar com Cruiyf no Barcelona.
      Aliada a sua forme personalidade, JJ, cedo percebeu que o seu futebol assenta  numa grande consistências defensiva, posse, progressão quase em delírio para ataque,  circulação de bola em 2 toques, é um futebol onde se joga bonito, logo a possibilidade de ganhar é muito maior.
         JJ tem um ego enorme, que galvaniza os demais, monta bem as equipas.  
         Em suma perdeu-se um jogador mas ganhou-se um enorme treinador. 


disse 

sergio neves



domingo, 24 de janeiro de 2016

Mario Jorge « enfant terrible»

ESTRELAS,

                                                          Mario Jorge « enfant terrible»
                                     

      Mario Jorge, nos anos 80 encantava por esses campos de Futebol,  fruto da escola de talentos do Sporting, na linha de Litos, Futre, Mourato, Fernando Mendes, Carlos Xavier, encantava mas de fato poderia ter subido mais alto não fosse a sua excessiva irreverência, mas naquele meio-campo ( caso não estivesse lesionado), o que acontecia frequentemente, pois a vida extra-futebol complicada, complicava de que maneira, chegou a internacional, esteve  na famigerada seleção de  86 no Mexico, A sua polivalência valeu-lhe a convocatória, apesar de pouco utilizado, viu-se envolvido tal como todos os outros na confusão de Saltilho,  saiu do Sporting em 1991,  ainda jogou no Estrela Amadora e Estoril.  Mas poderia lá está, ter feito muito mais.
      Preconiza  de fato a fornalha de bons jogadores que a Escola do Sporting sempre teve. 


disse 

sergio neves

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Vado « uma perola do Torralta que brilhou no Portimonense

ESTRELAS

                                 Vado « uma pérola do Torralta  que brilhou no Portimonense

                               
  
     Osvaldo Couto, mais conhecido como Vado, era um cento campista que jogava descaído pelo lado esquerdo, jogador talentoso, rápido, de pequena estatura mas de uma genica impressionante, numa semana em que vimos renascer no convívio com os grandes o velho Portimonense, de facto nos anos 80era difícil jogar em Portimão, jogadores como Skoda, Vado, Cadoran que depois foi para SCP.  
      O Vado chegou a internacional Português, num jogo com Brasil, fruto do trabalho que fez no Marítimo e Sporting Braga, antes de rumar para o Minho falou-se muito no SCP que nunca se concretizou o que a meu ver foi pena, era um belissimo jogador. Acabou carreira no Monchiquense.
      Foi mais um fruto das escolas do Torralta, dos ue passou pelas mãos de Jose Palma.
      Fez parte das seleções mais jovens, foi internacional português, apesar de Angolano.
     Tive pena que não tivesse vindo para SCP, teve o seu auge em clubes como Marítimo, Braga e Portimonense. Ao ponto de ser convocado para seleções,.
      No sei o que é feito dele.



disse 

sergio neves


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Cherbakov « a perola da ukrania que se perdeu num cruzamento»

AZARES,

                                  Cherbakov « A pérola da ucrania que se perdeu num cruzamento»


                                          

     Corria a bela época de 1992-93, o Sporting tinha uma equipa fabulosa, muito bem treinada por Bobby Robson, nessa equipa havia nomes como Figo, Balakov, Paulo Torres, Pacheco, Paulo Sousa, Cadete , Nelson, Lemajic,Peixe, Valckxx, entre muitos outros, uma equipa do melhor e num rasgo de azar, de desafio da sorte, Cherbakov , depois uma madrugada onde se  «os profissionais do SCP» depois de se terem despedido de Bobby Robson num jantar - havia sido despedido por Sousa Cintra-, alem do jantar , uma noite bem bebida, o excesso de velocidade, levou-o a chocar com outro veiculo que circulava na Alexandre Herculano, o resultado foi violento,  Cherbakov, ficou paraplégico, reduzido a uma cadeira de rodas, era um grande jogador, rápido, de finta curta, foi uma pena, resta hoje o homem, que continua ligado ao futebol, na sua terra natal, , mas que era um grande jogador não tenho duvidas.
     Fica o testemunho para que não haja outros Cherbakov's da vida.


disse 

sergio neves

VITOR BATISTA « O Genio do Brinco»

RECORDAÇÕES
                                               VITOR BATISTA « O Génio do Brinco»


                                 





     12 de Fevereiro de 1978, o incrível aconteceu, o génio, mas louco de Vítor Batista põe meia equipa do Benfica à procura de um brinco.  Este prodígio do Barreiro,  foi mais um dos muitos de brotaram dos campos da CUF,Luso ,Barreirense, Vitoria, mas este era surreal, era doido varrido, o que tinha de génio nos pês, faltava-lhe no discernimento, se tanto subiu , cedo caiu pois a noite, as mulheres, a má vida, deitou tudo a perder, para o Benfica foi uma enorme perda, mas outros estavam a despoletar, como Carlos Manuel, Diamantino, Pietra, Chalana, e como tal Vítor Batista rapidamente passou do Céu ao inferno, acabando mal, esquecido, alcoolizado, e drogado, completamente só, decadente de alguém que era um excêntrico, que bem se pode dizer que foi o «nosso George Best», era um louco nos campos e completamente boémio fora dele.  Lembro-me bem de estorias de antigos colegas de trabalho me contavam do Vítor Batista, numa noite num bar rodeados de prostitutas, estoirava ás centenas de contos de reis. 
     Fica o genio, que numa tarde marcou um golo e pôs a equipa á pocura de um brinco, parece que estou a ver o Humberto Coelho, Alhinho, Toni á procura do brinco, que cena mas diabolica.
    Tenho pena que se não lembre esta figura que passou num ápice, mas percebia-se que era vedeta avaliar pelos testemunhos , imagens e relatos da época-.


disse 

sergio neves 



                                

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

PAULO PILAR - «Uma lesao que deitou tudo a perder»

AZARES

                                      PAULO PILAR - «Uma lesão que deitou tudo a perder»


                                             
                                                                 Nas seleções jovens
                                                                   Foto Atual


       Paulo Pilar, uma jovem promessa da formação do Sporting Clube de Portugal que fez vários jogos na seleção sub 20, mas que na véspera do estagio para campeonato do mundo em 91 que se realizaria em Lisboa, onde Paulo Pilar era titular indiscutível, mas que uma grave lesão no joelho o afastou da fase final, tendo ido para o seu lugar, pasme-se Rui Costa, que se viria a revelar como um do melhores.    Paulo Pilar , ou o gordo como era apelidado foi lembrados por todos á época, a maldita lesão não mais o permitiu voltar aos indicies de confiança a sua subida a sénior, acabou por ser atribulada, nunca se afirmou no SCP ,teve passagens por Atlético, Portimonense, Farense, Académica, acabou no Altetico do Cacem, nunca mais foi aquele  jogador que encantava, numa equipa onde pautavam ; Figo, Abel Xavier, João Oliveira Pinto - outro que passou al lado de uma grande carreira, embora ainda tenha jogado em Belenenses e Boavista-, Capucho, João Vieira Pinto, Rui Bento, Jorge Costa, Gil, Toni, Paulo Torres, Emilio Peixe, Tulipa,Cao, entre outros. 

A nossa Seleção  era esta:

1 - Brassard -GR
2 - Gil
3 - Figo
4 - Peixe
5 - Rui Costa
6 - Jorge Costa
7 - Abel Xavier
8 - Paulo Torres
9 - Luís Miguel
10 - Nelson
11 - Rui Bento
12 - Tó Ferreira -GR
13 - Capucho
14 - João Vieira Pinto
15 - Tulipa
16 - Cau
17 - João Oliveira Pinto
18 - Toní

Tr.: Carlos Queiroz

       Em 1991 de fato tínhamos uma grande seleção como em 1989, onde Vitor Baia, Jorge Couto, Fernando Couto, Amaral, Filipe,  Nuno Gomes, Morgado, Abel Silva, entre muitos outros.  Foram de fato duas grandes selecções, Ganharam tudo, muitos jogadores ficaram pelo caminho, outros porque o azar das lesões é assim mesmo. O azar de uns é a sorte de outros, no caso Rui Costa que até jogava mais futebol salão, acabou por  ser  repescado, hoje  é o jogador/dirigente que é, já Paulo Pilar  não singrou o que foi uma pena.

 
    

CUF - Um modelo de Clube empresa

CLUBES
                                         CUF  -  Um modelo de  Clube empresa




         Inicio este blogue que pretende trazer à memoria, as minhas memorias do Futebol , do que assisti ou historias e estórias que me contaram sobre este desporto Rei que é o futebol.  Neste Blogue falarei de :
-CLUBES
-RECORDAÇÕES
-ESTRELAS
-AZARES
-JOGOS
-TACTICAS
-ULTRAS

       Neste primeiro post, falo de um modelo de Grupo Desportivo de uma empresa, no caso a CUF, que foi criado em 1937, com o intuito de dar ocupação tempos livres aos empregados desta grande holding fabril de Alfredo Da Silva,não se limitava a um clube futebol, mas era eclético.  Para alem das diferentes modalidades, proporcionava aos filhos e familiares do empregados a possibilidade da pratica desportiva, usufruto de instalações modelares, ao nível ou até superiores aos dos clubes grandes como : SCP, SLB e FCP.

                                      



            Pavilhão e Estádio com condições excelentes para pratica de Futebol e demais modalidades,  esta região tinha CUF, Barreirense, Luso, onde havia enorme rivalidade, mas o Grupo Desportivo da CUF, granjeava grande fama justamente pelas belíssimas condições , no Futebol e Hoquei Patins por exemplo militavam na 1ª divisão, portanto era usual ver SCP,SLB,FCP virem ao Lavradio jogar ao complexo do Grupo Desportivo CUF, hoje Fabril, as instalações do Clube era amplas, dignas de um grande clube que o era, visão de um homem que para alem do negocio, pensava no bem estar comum dos seu empregados e conterrâneos, recordo-me também que os meus colegas do 1 º trabalho que tive, falarem da CUF com carinho, reconhecimento e pude em 2003 ou 2004 assistir a uma eliminatória da Taça de Portugal no Estadio Alfredo da Silva, entre SCP e Pinhalnovense, justamente porque era na zona o estadio com melhores condições para receber um grande na terra.


                 A visão de um homem, criou o Grupo Desportivo da CUF. Alfredo da Silva.