Opinião Desporto
Jogadores Excedentários ! Um mal do Futebol industria!
Nota : Nada contra Direções SCP, SLB e FCP, é uma constatação que depois existam calotes , dividas, salários em atraso
O Futebol moderno, industria, as SAD venderam-nos a ideia que ia ser só maravilhas, investimento, vitoria, sucesso, títulos, desenvolvimento do Futebol, das equipas, equidade, competitividade, tudo muito bonito, o que nos apercebemos chegados aqui é que o fosso entre Grandes e demais equipas aumenta, não em termos desportivos, mas económicos, e depois temos amadorismo no processo como dirigentes, árbitros.
Um aspetos no futebol que me mete nojo, é esta dos recursos humanos, escolha e scouting , que faz com que de ano para ano, de janela de marcado para janela de mercado, a aquisição de direitos desportivos de jogadores, que depois são descartados, emprestados sucessivamente,colocados na equipa BB,a treinar á parte. Isto é incrível! Vergonhoso! Como vergonhosa é a postura dos colegas de profissão, neste momento nem o sindicato jogadores fala nada sobre isto.
As equipas que fazem isto deviam ser impedidas de contratar novos jogadores, aliás cada plantel deveria ter um limite máximo, entre equipa B e Principal.
É ridículo no Benfica e Sporting estejam mais de 18 jogadores nestas condições. Estamos a fala r de pessoas, chegamos ao absurdo por exemplo nas vésperas de um Clássico , o pseudotreinador do SCP- sim não tem requisitos para ser considerado Treinador Principal numa equipa da I Liga-, não tinha centrais disponíveis para ir a jogo, pois joga com 3 nos jogos, só tinha treinado com 2 Coates e Neto, quando tinha 2 centrais ditos excedentários a treinar á parte ; Ilori e Ivanildo. Ora isto é ridículo, um crime económico e social.
Isto tem de acabar deve a FPF , a LFP, impor o seguinte:
- Limitar nº jogadores por plantel Principal e equipa B
- Impedir Clubes de adquirir novos jogadores, se tiverem jogadores por colocar, dispensar para as mesmas posições.
- Limitar nº jogadores emprestados
- Têm os clubes de informar quais os jogadores no mercado ao abrigo da norma excedentários podendo ser transferidos fora das janelas de mercado.
- Os clubes que coloquem jogadores a treinar á parte estão impedidos de inscrever jogadores e os jogadores nestas situações podem rescindir com justa causa.
- Tem que se responsabilizar os empresários e agentes pela gestão desportiva dos jogadores, pelas comissões ganhas quando jogadores estão nestas situações é vê-los a deixarem jogadores ao seu destino.
Portanto solidarizo-me com os jogadores dispensados, que ainda á meses eram «comprados» por milhões e depois sãos descartados como cães vadios, o meu clube teima em fazer isto portanto o meu respeito, solidariedade com os jogadores nesta situação nomeadamente do meu clube Sporting; Ilori, Bruno Gaspar, Ristovksi - sub capitão na época passada, Renan Ribeiro - que nos deu uma Taça de Portugal e Liga há dois anos, ingratos, Ivanildo Fernandes - uma esperança , Rafael Camacho - a lista de Golden Bys da época passada, e outros que agora não me recordo os nomes. No Benfica igual.
Tenho vergonha que se descartem jogadores assim, muitas vezes sem terem tido uma oportunidade, jogadores que até foram úteis em alguns momentos nos clubes, ganharam título, foram capitães, mas só porque um treinador embirra com eles não os quer nos grupos, ora isto acontece porque os presidentes não se impõem , são fracos, têm os treinadores que valorizarem os jogadores que têm, nas condições que têm só partir para outras escolhas , sem deixarem ninguém para trás, tem de trabalhar e valorizar os jogadores que tem repito.
Chegados a esta fase estão jogadores encostados,são pessoas, têm familias e aspirações, tê,m de ser respeitados direitos, rescindam-se contratos com acordos, ,pagamentos antecipados tudo bem, mas com antecedência, parece ingrato coloca-los de lado.
Disse
Sérgio Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário