quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Para que serve o VAR?!

                OPINIÃO DESPORTO                   

                                                               Para que serve o VAR?!

     


         É penálti porque :     

Jogador atacante está no ar, para cabecear para baliza, ganha posição, Zaidu alem de carregar ao de leve nas costas , dá com o joelho no pé esquerdo do Pote. Se duvidas houvesse , aliás o Sr Arbitro no enfiamento do lance não tem duvidas.

 

Nota Previa:    

 Sou defensor do VAR , não  deste protocolo que existe em Portugal .   Quero o VAR do Rugby e Ténis, em que o arbitro do VAR comunica em direto e para estádio ouvir porque intervém.


     No passado Sábado mais uma vez se deu um prego para o enterro do VAR no Futebol, isto porque segundo o protocolo do VAR (1), este só intervém em erros grosseiros, em auxilio disciplinar , troca de identidade. Portanto o VAR intervém : 

  • Golos 
  • Penáltis
  • Cartões Vermelhos/Ação Disciplinar
  • Identificação identidade para ação disciplinar

 

  Ora não está em causa o resultado  final até porque não sabemos se o penálti  não marcado, por reversão do VAR daria golo, até acho que o resultado final foi justo pelo que se desenrolou 11 contra 11,   o que seria 11-10 aí é futurologia.

    Agora aconteceram coisas estranhos com este VAR Tiago Almeida:

 - Reverte este lance de grande penalidade  que não é um erro  grosseiro, mas sim subjetivo , mas o arbitro marcou, com ou sem intensidade, o jogador Pote do Sporting está no ar para cabecear,de frente para baliza, ganha posição, então revertesse um penálti para beneficiar o infrator, ainda por cima um jogador de nome Zaidu que já estava amarelado. Foi muito conveniente esta intervenção do VAR , o FCP jogaria a 2ª parte com 10 elementos.

- Erro no capitulo disciplinar com um lance digno de vermelho direto e aí o VAR não interviu, portanto para que serve o VAR assim.

Fica a pergunta como poder ser um bom VAR , quando não se é um bom arbitro?!

Portanto o SCP  tem razão este caso no mínimo era um lance subjetivo, mas daí a inviabilizar por causa da intensidade da queda e do empurram é um absurdo.  Acho que é incompetência, mais do que favorecer este ou aquele, podemos especular tudo porque nunca saberemos , porque razão o VAR interveio quando 3 elementos da equipa de arbitragem no terreno não tiveram duvidas.

    Este protocolo do VAR , este VAR do futebol não obrigado, venha o VAR de outras modalidades em que se tem  in loco acesso ao que  diz o juiz do VAR para Arbitro no terreno, sem filtro.

    Está em causa o carácter subjetivo do VAR , que atua de modo diferente para mesma situação, para isso prefiro viver com o erro do arbitro.

     É pior uma reversão do VAR a quilómetro de distancia, do que a coragem de um arbitro de marcar um penálti contra o campeão nacional a minutos de acabar 1 ª parte e expulsando um jogador. É que paira no ar a Mão Invisível do Sistema outra vez, agora nem precisa de sair de casa, trabalhar nas nomeações, basta pressionar o VAR.

     Para a LFP , FPF ,VAR, CA  shame of fucking you! Este VAR É  RIDÍCULO!

Frederico Varandas apesar de não saber se expressar , tem toda a razão numa coisa , no Dragão e na Luz nunca seria revertido este penálti, assim é fácil!

     Sou a favor da utilização das novas tecnologia no futebol, para aumentar a verdade desportiva, não para criar mais um ponto de discórdia.

      VAR em Portugal nestas situações, com este Arbitro no Vídeo Assistência, com este protocolo não obrigado 

        Ainda hei-de ver o VAR na cabine a comer a «fruta», enviada  por algum produtor, Padre, Papa.....não sei se me estou a fazer entender!  Apito Dourado!

          Repito  não sei se marcando o penálti era golo, ou sendo golo se o resultado seria outro.  O empate nas condições que ocorreram foi justo!

           

disse 

sergio neves


Disse 

Sérgio Neves 

___________________________________________________________________________________

Fonte utilizada para realizar este post

(1) https://www.fpf.pt/Video-arbitro

___________________________________________________________________________________


Jogadores Excedentários ! Um mal do Futebol industria!

Opinião Desporto       

                                         Jogadores Excedentários ! Um mal do Futebol industria! 

                       




Nota :     Nada contra Direções SCP, SLB  e FCP, é uma constatação que depois existam  calotes  , dividas, salários em atraso

             

      O Futebol moderno, industria, as SAD venderam-nos a ideia que ia ser só maravilhas, investimento, vitoria, sucesso, títulos, desenvolvimento do Futebol, das equipas, equidade, competitividade, tudo muito bonito, o que nos apercebemos chegados aqui é que o fosso entre Grandes e demais equipas aumenta, não em termos desportivos, mas económicos, e depois temos amadorismo no processo como dirigentes, árbitros. 

      Um aspetos no futebol que me mete nojo, é esta dos recursos humanos, escolha e scouting , que faz com que de ano para ano, de janela de marcado para janela de mercado, a aquisição de direitos desportivos de jogadores, que depois são descartados, emprestados sucessivamente,colocados na equipa BB,a treinar á parte.   Isto é incrível! Vergonhoso! Como vergonhosa é a postura dos colegas de profissão, neste momento nem o sindicato jogadores fala nada sobre isto.

      As equipas que fazem isto deviam ser impedidas de contratar novos jogadores, aliás cada plantel deveria ter um limite máximo, entre equipa B e Principal.

        É ridículo no Benfica e Sporting estejam mais de 18 jogadores nestas condições.   Estamos a fala r de pessoas, chegamos ao absurdo por exemplo nas vésperas de um Clássico , o pseudotreinador do SCP-  sim não tem requisitos para ser considerado Treinador Principal numa equipa da I Liga-, não tinha centrais disponíveis para ir a jogo, pois joga com 3 nos jogos, só tinha treinado com 2 Coates e Neto, quando tinha 2 centrais ditos excedentários a treinar á parte ; Ilori e Ivanildo.   Ora isto é ridículo, um crime económico e social.

       Isto tem de acabar  deve a FPF , a LFP, impor o seguinte: 

  •  Limitar nº jogadores por plantel Principal e equipa B 
  •  Impedir Clubes de adquirir novos jogadores, se tiverem jogadores por colocar, dispensar para as mesmas posições.
  • Limitar nº jogadores emprestados
  • Têm os clubes de informar quais os jogadores no mercado   ao abrigo da norma excedentários podendo ser  transferidos fora das janelas de mercado. 
  • Os clubes que coloquem jogadores a treinar á parte estão impedidos de inscrever jogadores e os jogadores nestas situações podem rescindir com justa causa.
  • Tem que se responsabilizar os empresários   e agentes pela gestão desportiva dos jogadores, pelas comissões ganhas quando jogadores estão nestas situações é vê-los a deixarem jogadores ao seu destino.

 

     Portanto solidarizo-me  com os jogadores dispensados, que ainda á meses eram  «comprados» por milhões e depois sãos descartados como cães vadios, o meu clube teima em fazer isto portanto o meu respeito, solidariedade com os jogadores nesta situação nomeadamente do meu clube Sporting; Ilori, Bruno Gaspar,  Ristovksi - sub capitão na época passada, Renan Ribeiro - que nos deu uma Taça de Portugal e Liga há dois anos, ingratos, Ivanildo  Fernandes - uma esperança , Rafael Camacho - a lista de Golden Bys da época passada, e outros que agora não me recordo os nomes. No Benfica igual.

     Tenho vergonha que se descartem jogadores assim, muitas vezes sem terem tido uma oportunidade, jogadores que até foram úteis em alguns momentos nos clubes, ganharam título, foram capitães, mas só porque um treinador embirra com eles não os quer nos grupos, ora isto acontece porque os presidentes não se impõem , são fracos, têm os treinadores que valorizarem os jogadores que têm, nas condições que têm só partir para outras escolhas , sem deixarem ninguém para trás, tem de trabalhar e valorizar os jogadores que tem repito.

       Chegados a esta fase estão jogadores encostados,são pessoas, têm familias e aspirações, tê,m de ser respeitados direitos, rescindam-se contratos com acordos, ,pagamentos antecipados tudo bem, mas com antecedência, parece ingrato coloca-los de lado.


Disse

Sérgio Neves