domingo, 9 de setembro de 2018

Balanço resultados eleitorais -SCP 2018.

OPINIÃO DESPORTO,


                                               Balanço resultados eleitorais -SCP 2018.


                                               


     O  Dr. Frederico Varanda é o 43 º Presidente do Sporting Clube de Portugal.    Ganha com os votos dos associados mais velhos e com mais votos por antiguidade,  o João Benedito ganha por votantes, nos target dos sócios mais novos e com menos anos de antiguidade.  Daí a expressão de Rogério Alves que  temos um vencedor - Dr.Frederico Varandas -, e alguém que não perdeu  -João Benedito.  No entanto a lista de Varandas ganha no total  votos expressos com 42,32 e tem a legitimidade porque a eleição foi a mais participada de sempre 22.510 sócios.
     Uma eleição fantástica, que decorreu lida mente manchada com o tempo de 7 horas para se saber o vencedor - as  explicações de Marta Soares foram ridículas, como ridículas foram os seus  discursos fora de moda. 
      A legitimidade de  Frederico Varandas é total , é o Presidente eleito, as regras são estas, o sistema eleitoral é este,  quase que maioritário, em que  quem tem mais votantes, não é sinonimo de ganhar as eleições.  
        Ou seja a Lista A teve  -+ 9700  votantes, lista  D menos 1000 votantes,  no entanto  a lista D em nº de votos vence a Lista A por mais de 6.000 votos,  É esquisito mas as regras são estas.  Acho que nestas circunstancias de futuro os estatutos devem contemplas 2 voltas. 
         Mas repito a Lista D tem toda a legitimidade.

               
         

    É curiosa a leitura   entre º votantes e nº votos expressos:



  •       Lista  A   ganha com mais votantes     43,46%
  •       Lista D   ganha em nº de votos           42.32%  
  •       As demais listas  B, E, F e G  praticante os resultados entre votantes e votos é igual.
  •      Os votos Brancos e Nulos tiveram mais votos que  listas  E,F e G dá que pensar porque se mantiveram estas listas.
  •      Lista B  ganhou muitos votos sobretudo nos sócios mais velhos e com mais antiguidade sócios, 
  •       Havendo menos listas a Lista A e B teriam melhores resultados.
  •       As listas E,F e  G  retiraram alguma força as três listas mais fortes  A, B e D.
  •       Estou em crer que os votos Brancos  podem representar  o que sobrou de BdC, mas também de ex apoiantes de Pedro Madeira Rodrigues.

  
         Balanço «politico» das eleições : 

  •      O  Dr.Varandas percebesse que vai melhor em termos de comunicação.
  •   Benedito sai como grande vencedor,  tem os jovens, cabe-lhe agora  retirar estrategicamente, apoiar o novo presidente, mas fica como reserva moral. 
  •    A Lista B percebesse que se tem escolhido melhores elementos para listas, se tem partido mais cedo evitaria ter ficado com o que sobrou, e responsável  Futebol foi uma péssima escolha - José´Eduardo-.
  •     A lista G de  Rui Rego foi um fracasso, percebeu-se que era pouco fiável, pouco credível, este tipo de pessoas  já não convencem ninguem com todo o respeito, havia qualquer coisa que não batia e não bate bem em Rui Rego.
  • .    A lista E  , diria que era a lista da Província, do interior, dos núcleos, diz ter percorrido mais de 45.000 kms e depois o resultado votaram pouco mais que 98 votantes, portanto o pessoal da lista, sues familiares e nem os núcleos votaram neles. 
  •   Fica a sensação que a Lista F bem que se podia ter juntado á Lista A  e se calhar teríamos  João Bendito em Presidente.
  •    Fica o mistério  se os votos branco e nulos não seriam só de Pedro Madeira Rodrigues, mas de ainda confessáveis, apoiantes de BdC.
  •    Se o acto eleitoral decorreu com urbanidade, o apuramento de resultados e postura do Presidente Assembleia cessante - Jaime Marta Soares - , foi um  desastre, os seus discursos  exagerados. não deixa saudades, está enterrada de vez a herança de BdC, 

       Passado isto , uniao e  espírito  de luta !


disse 

sergio neves 

Sem comentários:

Enviar um comentário