quinta-feira, 24 de março de 2016

CRUYFF « o Homem do Futebol espectaculo»

ESTRELAS,

                                                  CRUYFF « o Homem do Futebol espetáculo»


                                                 

       Como jogador recordo-me da fase final da sua carreira ainda no FC Barcelona e depois de ver os vídeos como Jogador sobretudo da Seleção Holandesa « a laranja mecânica»,  de Rinnus Michels, o homem do futebol total, Cruyff  vai modernizar ainda mais esse futebol total, aprimora o Futebol total, com pressão alta, defesa com três centrais, meio-campo de e linha avançada de 3. O celebre 3-4-3 do Barça dos anos 90 que jogava e limpava tudo.  
        Um futebol pressionante, de posse de bola, circulação e depois era uma vertigem atacante, percebia-se que havia uma enorme comunhão entre jogadores;  Guardiola, Bakero, Amor, Stoidkov, de La Pena, Koeman, Rajkaard, Van Basten e tantos outros que ajudou a valorizar quer no Ajax , mas sobretudo no FC Barcelona.
       A sua estratégia passa por uma posse de bola quase absoluta, pois só assim podia impor  o seu futebol, a sua conceção era de pressão alta, jogar pelas alas sempre em movimento, pressing, deixa saudades pois as suas equipas valorizavam o espetáculo.
     A posse de bola era o mais importante, nas suas equipas mais importante eram os jogadores que jogavam sem bola.
       Eis algumas frases emblemáticas que atestam o que disse

« Há apenas uma bola, precisas de a ter.»

« Se tens a posse da bola, precisas fazer com que o campo seja o maior possível. Se não a tens, precisas de fazer com que fique o mais pequeno possível ».

 « Jogar futebol é muito simples, difícil é jogar um futebol simples. »

« Se eu quisesse que entendesses, teria explicado melhor.»

     Parece que nas ultimas eleições no SCP em 2012 aquando da luta á presidência , esteve ao lado do Carlos Zeferino. O que teria sido a sua vinda para o SCP.
     Partiu um génio que já deixa saudades. 



disse

sergio neves

Sem comentários:

Enviar um comentário