quinta-feira, 31 de março de 2016

FERNANDO MENDES « o magriço, o capitão , o mister»

ESTRELAS,


                                      
                                       FERNANDO MENDES « o magriço, o capitão , o mister»



                                         


     Fernando Mendes,  morreu, deixa um lastro de saudade, figura incontornável do universo Sportinguista, fez parte do «dream team» que venceu a Taça das Taças, varias vezes campeão como jogador, treinador e dirigente desportivo, de uma serenidade enorme, pegou na equipa Sénior em momentos difíceis algumas até chegou a ser campeão, era o bombeiro do Sporting, tal como no SLB  o foi Mário Wilson.   São daquelas figuras que por serem tão apaixonados pelos seus clubes, sujeitam-se a tudo, porque são figuras consensuais,  de uma vivência, capacidade de liderança que não deixa minguem indiferente. 
      Morre na certeza que deixou uma marca no SCP , no desporto m no futebol, na seleção nacional, ele que se lesionou com gravidade antes do Mundial de 66, apesar de ter acompanhado a equipa a Inglaterra. 
      No grande SCP varias vezes foi chamado a fazer parte das equipas vitoriosas. 
      Tinha um trato fino com as pessoas. Deixa saudades tal era a sua classe como pessoa,




disse

sergio neves

quarta-feira, 30 de março de 2016

Rodolfo Rodriguez « um flop ou não»

AZARES,

                                            Rodolfo Rodriguez « um flop ou não»


                                       
 
        Rodolfo Rodriguez goleiro do Santos , uma vedeta no campeonato Paulista e Brasileiro. nos anos 70 e 80.

                                                      
 
   Chega a Portugal em 1988 pela mão de Jorge Gonçalves, rotulado como uma unhã do Leão, era um guarda rede categorizado alem fronteiras, não foi ao Mundial de 1978 e 1982 porque a sua seleção Uruguai não se qualificou, era considerado o melhor guarda redes america latina nesse tempo.   Mas tarde acabou por não ir á copa 86 devido a uma lesão.  Veio para Portugal e por cá teve 3 anos sem muito sucesso, deu alguns frangos, era GR alto de fato , mas não teve grande popularidade, podendo-se mesmo considerar um dos flops,   recordo-me bem da sua estreia no Campeonato Nacional, frente ao Beira Mar em Alvalade, empatamos 0-0, começava mal desde logo a época 88-89 que se julgaria seria do regresso do SCP.  Revelava insegurança. No decurso da época julgo que foi suplentes em enumeros jogos, dava pouca confiança, não se adaptou , regressa em 90 ao Brasil, ainda fez algumas épocas no Santos, tinha grande cartel,foi considerado o melhor jogador dos anos 80 no clube Paulistas de Pelé pasme-se acabou no Bahia, ficou marcado  pelo jogo contra equipa de Ronaldo Fenómeno, 6-0, sendo o 6º golo um daqueles frangos monumentais, larga bola ao mesmo tempo que discutia com os centrais.
      Em resumo um jogador que não deixou saudades, não rendeu, foi pena, era grane guarda -rede avaliar do que se via, em Portugal , não esqueceu  Mezaros, Damas, Carvalho, Fidalgo, entre muitos outros.

Site com imagens de defesas fantásticas. 

http://www.ocuriosodofutebol.com.br/2015/05/o-espetacular-rodolfo-rodriguez.html

     Segundo se diz no blogue acima, acabou de forma inglória por questões familiar para dar apoio ao Pai que estava muito doente.  
      Teve o azar de ter vindo para Portugal numa altura em que se pedia imenso do SCP, aliás mesmos os demais reforços deveriam ter rendido mais.  Julgo que o grande falhanço desse SCP cheio de estrelas Douglas, Silas, foi ter dispensado jogadores como Manuel Fernandes , Jordão e ter apostado num treinador sul americano Pedro Rodriguez, que pouco sabia do nosso campeonato.
       

disse 

sergio neves 

    





 

quinta-feira, 24 de março de 2016

CRUYFF « o Homem do Futebol espectaculo»

ESTRELAS,

                                                  CRUYFF « o Homem do Futebol espetáculo»


                                                 

       Como jogador recordo-me da fase final da sua carreira ainda no FC Barcelona e depois de ver os vídeos como Jogador sobretudo da Seleção Holandesa « a laranja mecânica»,  de Rinnus Michels, o homem do futebol total, Cruyff  vai modernizar ainda mais esse futebol total, aprimora o Futebol total, com pressão alta, defesa com três centrais, meio-campo de e linha avançada de 3. O celebre 3-4-3 do Barça dos anos 90 que jogava e limpava tudo.  
        Um futebol pressionante, de posse de bola, circulação e depois era uma vertigem atacante, percebia-se que havia uma enorme comunhão entre jogadores;  Guardiola, Bakero, Amor, Stoidkov, de La Pena, Koeman, Rajkaard, Van Basten e tantos outros que ajudou a valorizar quer no Ajax , mas sobretudo no FC Barcelona.
       A sua estratégia passa por uma posse de bola quase absoluta, pois só assim podia impor  o seu futebol, a sua conceção era de pressão alta, jogar pelas alas sempre em movimento, pressing, deixa saudades pois as suas equipas valorizavam o espetáculo.
     A posse de bola era o mais importante, nas suas equipas mais importante eram os jogadores que jogavam sem bola.
       Eis algumas frases emblemáticas que atestam o que disse

« Há apenas uma bola, precisas de a ter.»

« Se tens a posse da bola, precisas fazer com que o campo seja o maior possível. Se não a tens, precisas de fazer com que fique o mais pequeno possível ».

 « Jogar futebol é muito simples, difícil é jogar um futebol simples. »

« Se eu quisesse que entendesses, teria explicado melhor.»

     Parece que nas ultimas eleições no SCP em 2012 aquando da luta á presidência , esteve ao lado do Carlos Zeferino. O que teria sido a sua vinda para o SCP.
     Partiu um génio que já deixa saudades. 



disse

sergio neves

terça-feira, 22 de março de 2016

A cidade do Futebol «finalmente a casa das seleções»

OPINIÃO DESPORTO,

                                        A  cidade do Futebol «finalmente a casa das seleções»


                         

     FPF finalmente tem o seu espaço, não que no Estádio Nacional o pudesse fazer, mas de fato ter um espaço aproprio, com todas as sinergias juntas, faz todo o sentido, um espaço para exclusivo do Futebol permitirá uma abordagem diferente, o centro de estágios ou casa das seleções fará com que os serviços da FPF se centralizem neste lugar, será mais fácil para as concentrações dos jogadores, sempre que jogos e competições se aproximem, é um digno centro de estágios.  É um salto qualitativo enorme, permitirá fazer um trabalho mais acompanhado entre as diferentes seleções, os serviços da FPF fixam-se deixam de estar espalhados.  Um sonho que fará que se possa sonhar mais alto.  Era interessante haver uma ligação para Estadio Nacional. 
      Este novo polo desportivo fará com que se possa agora falar num todo das seleções. O local é estratégico, enquadrado num local belissimo,  bem pensado, para alem de aposentos para jogadores, o departamento medico, todas estrutura administrativa, fica localizada neste espaço, para alem claro está de 3 magníficos campos de treinos.  Penso que não terá bancadas para permitir assistência de publico. 
       Esperemos por 31 de Março para conhecer a fundo todo o projeto. Parabéns à FPF  pois finalmente tem um espaço para crescer em termos competitivos.


disse 

sergio neves

domingo, 20 de março de 2016

ARTUR CORREIA - o genio dentro e fora campo

 AZARES,

                                             ARTUR CORREIA - o génio dentro e fora campo


                              

     Artur Correia foi um centro-campista  que se destacou ao serviço do SLB , mas também no SCP, embora no clube de Alvalade a sua irreverencia e indisciplina valeram-lhe alguns contos de reis, nisso o Presidente João Rocha era implacável, campeão pelo SCP em 1979-80,  ficou celebre o estagio nos Estados Unidos da America, em que entre a orgias, parece que por lá teve um principio de avc, era um defesa direito e tanto, poderia ter ido mais longe não fosse a falta de juizo, presentemente debate-se com fisioterapia pois foi-lhe amputada uma das pernas. 
     Recordo-me de ouvir falar do Tonica e o Guerra  das suas excentricidades. 
     Acabou a carreira prematuramente talvez a sua falta de regras tenha deitado tudo a perder. 



disse 

sergio neves

sábado, 19 de março de 2016

Bruno de Carvalho « um Presidente adepto unico»

OPINIÃO DESPORTO,

                                         Bruno de Carvalho « um Presidente adepto único»


                                      


      Bruno de Carvalho que o conheci ainda como membro da claque organizada do SCP Torcida Verde, é um sportinguista empenhado, correto, único.  Já denotava ser um líder, tinha um projeto de fazer o SCP dos Sportinguistas, critico desde sempre do projeto Roquette, pois afastava o SCP dos adeptos e sócios - o que diga-se concretizou-se-.   A sua ascensão à presidência não surpreende, tem mérito nisso, podemos não gostar do estilo, mas era do que o SCP precisava, um presidente que gostasse de dar a «pele » pelo grande Sporting, Ele fá-lo como ninguém. Por vezes exagera , mas estou certo que o faz por amor ao seu clube, nunca contra ninguém em concreto, 
      Nestes 3 anos de presidência, já reabilitou o SCP, pô-lo no futebol profissional a lutar pelos lugares de topo, nas modalidades somos campeões, está a fazer o Pavilhão, reabriu modalidades até aí extintas, a Sporting TV é um caso de sucesso, os sócios são já 135 mil, as assistências são já em Portugal em média, as maiores em recintos desportivos em Portugal, os adeptos são considerados pela EuroSport os melhores da Europa, já incomodamos os nossos adversários, temos o FCP atrás de nós. 
      Tem criado inimigos a montante - o clubes rivais - e a jusante - internamente- é normal pelo seu carisma arrasta adeptos, o seu estilo populista e popular a isso leva, pode-se não gostar, mas o SCP está vivo.
       Não sei o que vai acontecer até final da época de Futebol Profissional, mas estamos a 8 jornadas do fim e estamos a 2 pontos do 1ª lugar, temos 2 derrotas no campeonato e a melhor defesa, vamos ter esperança, já não dependemos de nós - SLB e Árbitros-, mas estamos vivos, força SCP , Força Bruno de Carvalho.

disse

sergio neves

sexta-feira, 18 de março de 2016

CARRILLO « instrumentalizado por interesses »


OPINIÃO DESPORTO
                     
                         CARRILLO « instrumentalizado por interesses »


             O jogador Carrillo desde que veio para Portugal de fato só tem sido um poço de problemas, veio muito jovem, cheio de vícios, teve o seu Clube , o Sporting Clube de Portugal muita paciência para o aturar, pois o seu comportamento fora dos campos é inadmissível,  vergonhoso, praticamente dos 5 anos que por cá anda pode-se se dizer que só neste ultimo ano tem rendido desportivamente o investimento feito, porque fora do campo os caso de indisciplina agudizam-se.  Não bastava saídas à noite, saídas de estagio, noitadas, revela agora o Peruano, uma total falta de caracter, gratidão, carinho pelo Clube que o acolheu em Portugal, nele apostou, no ultimo verão teve oportunidade de renovar ou sair para o Leicester - só o Clube que está a fazer sensação em Inglaterra -, quis por cá ficar e ao que parece já tinha acordo com o SLB. 
          Tem todo o direito em assinar por  quem quiser, agora não comparecer aos treinos,  faltar sistematicamente aos exames médicos, parece-me já o cumulo da paciência, por mim estes tipos de casos deveriam ser logo resolvidos com pagamento por parte do jogador dos restantes meses até final do contrato e a possibilidade de jogar e se integrar no novo clube  - no caso o SLB -. Para bem de todos pois é vergonhoso o que o Sr.Carrillo está a fazer ao SCP , que não merece isto, aliás hoje foi o SCP , amanhã pode ser outro Clube. 
            Ao Carrillo digo que é uma vergonha como pessoa. 


disse 

sergio neves

domingo, 13 de março de 2016

O dia em que troquei Concerto dos Trovante por um jogo futebol.

RECORDAÇÕES,

                 O dia em que troquei Concerto dos Trovante por um jogo futebol.


                                


  
   Corria o ano de 1989 quando o SCP numa bela tarde de sábado recebia o Vitoria Sport Clube - vulgo Vitoria de Setúbal-, estamos a falar da época do Bigodes - Jorge Gonçalves - com as suas unhas de Leão, do lado do Vitoria ,era o regresso a Alvalade de duas lendas vivas do Sporting - Jordão e Manuel Fernandes-, fiou á bola nesse dia com os meus colegas de trabalho de então o Pires e o Fernando Santos, o jogo foi disputadissimo, foi uma pena ver alquelaes dois colossos do SCP agora a jogarem no Vitoria, e marcaram golos, ganhamos por 4-3 ,à rasca, com o Estádio a  aplaudir os 2 mágicos. Bem mas ganhamos , mas nesse dia tive de fazer uma escolha, entre jogo e um concerto,  com esta escolha perdi um concerto memorável dos Trovante, que viria a dar em trabalho ao Vivo.   Ainda hoje me lamento de ter perdido o concerto, apesar do bom jogo que vivemos.
    Para a historia fica a entrada aplaudida de Jordão e Manuel Fernandes,apesar de virem vestidos com camisola do Vitoria de Setúbal.




disse 

sergio neves
 


                      

quarta-feira, 9 de março de 2016

Idas ao Futebol com o Tonica

RECORDAÇÕES,
                                                         Idas ao Futebol com o Tonica


                                         

                       
       Tenho de agradecer ao meu amigo Tonica, da Graça que me levava á bola e daí ter  ficado adepto do SCP,em boa hora, era um deleite assistir aos jogos do grande SCP no velhinho estádio de Alvalade, onde tantas alegrias e tristezas vivi, mas que era  o grande estádio, os jogos à noite e pasme-se comia-se bolos, queijadas e bebíamos café com leite quente que o Senhor Guerra colega de trabalho do Tónica levava,   enquanto esperávamos pelo começo ou recomeço do jogo, estamos a falar dos anos de 1978 e 1979, por norma chegava-se bem cedo se fosse noite ainda se assistia ao jogo de reservas, depois era o jogo da equipa principal, para campeonato da I Divisão, quando os jogos eram aos domingo à tarde, apanhava o 35 em Sapadores, saiamos na Cidade Universitária e lá íamos para o jogo, na volta toda era apanhar sacos de caracois, fantastico.
       Lembro-me também de ver jogadores que não tinham sido convocados a comerem nas roulotes o Virgilio, Fraguito, era fantastico, comer o belo courato. 
        Devo muito ao Tónica que hoje está com problemas de saúde, para Ele um grande abraço e obrigado por me teres ajudado a ser do Grande SCP. 
         Outro filme era entrar no estádio, tinha menos de 6 anos e por vezes lá ia ao colo do Tónica para puder entrar.


disse 

sergio neves                    

domingo, 6 de março de 2016

SCP Campeão 1999-2000 «no dia em que Padre Luis tocou a rebate os sinos»

RECORDAÇÕES,

                    SCP Campeão 2001-02  «no dia em que Padre Luís tocou a rebate os sinos»

                           


             Ao fim de 18 anos o SCP era campeão Nacional  um ano futebolístico fantástico, de consagração, onde cada nome jamais esquecerei, era um campeonato muito desejado,  penso que já era merecido, penso até que mesmos os rivais, perceberam que era bom para a competição , o SCP ser campeão, recordo bem que sítios houve em que adeptos de outros clubes se juntaram à  festa, ou pelo menos toleraram-na  com fair-play,  foram momentos fantasticos. 
            O engraçado disto tudo é que naquele dia varias coisas me vieram à cabeça,  o Tonica - meu vizinho na Graça  ( Lisboa) pois se sou Sportinguista deve-o a Ele -, mas o curioso foi o Padre Luís, Pároco de Massamà, ter tocado a rebate os sinos da Igreja.   Um momento memorável, oxalá este ano 2016, isso volta acontecer, vamos ver. 


disse 

sergio neves
          
                   

terça-feira, 1 de março de 2016

Falta de independencia dos arbitros






ESTÓRIAS,
                                                      
                                                               Falta de independência dos árbitros


     Desde puto que vou à bola, e ouço falar que o arbitro é ladrão, percebe que no calor do jogo, percamos a cabeça, mas de facto acontecem lances iguanas julgados conforme a cor da camisola que nos deixam a pensar.
     Com toda a certeza que nem todos os árbitros se deixa influenciar, são corruptos, mas a falta de caracter deixa tudo a perder, pois o futebol é que sai prejudicado, os adeptos defendem o seu clube, os arbitro não há quem os defenda, de forma autónoma.    Outro aspeto que não percebo é a falta de liderança das chefias dos árbitros, que deveriam ser isentos dos clubes, passa-se muito tempo a falar de lances polémicos, dos erros, quando os demais intervenientes também erram e muito. 
     O que eu gostava e penso que os amantes do futebol também, era que os árbitros fossem independentes, isentos,  mais do que serem exclusivamente arbitros ou terem outra profissão, era caráter, etica, justiça desportiva.
     Para isso reconheço que os dirigentes tinham de ser punidos sempre que arrasassem arbitragem, mas os juízes deviam ter mais  rigor no campo técnico e disciplinar.
      O campeonato está ao rubro e assistimos já a um favorecimento de uns clube para outros, nos momentos cruciais.


disse 

sergio neves