4 Mosqueteiros que vieram do FCP para SCP
Nos anos 80 jogadores houve que «dançavam» de um para outro clube sem grande problema, assim foi com Eurico, Inácio, Artur Correia, Laranjeira, Alhinho, Jordão, Futre - talvez não tivesse sido assim tão pacifico -, os 4 mosqueteiros vindos do FCP fizeram escola em Alvalade, foram grandes jogadores, refiro-me a Gabriel, Sousa, Pacheco e Romeu, devo dizer que deram tudo pelo SCP, Sousa por exemplo ainda voltou para FCP para se sagrar campeão Europeu em 1987, só não ficou no SCP porque já nessa altura não tivemos «estofo» financeiro para o segurar, a ele e a Pacheco.
Mostraram ser grandes profissionais, cada um na sua posição foi pena que o SCP não se tenha sagrado campeão porque a equipa era boa, faltou sorte e nos momentos decisivos estabilidade na equipa no campo e fora dele.
Digo 4 mosqueteiros porque se dedicaram à causa Leonina, eles que podiam vir com um sentido burguês, ou mesmo contrariado, mas que tiveram postura de «campeões», sentiram a camisola, posso o atestar recordo-me bem Romeu, o cenoura, como o distinguia, era «bruto» a jogador rijo vá, mas dava tudo.
Momentos posteriores houve em que o SCP e FCP trocaram jogadores, como Capucho, Costinha, Rui Jorge - talvez o melhor defesa esquerdo que passou por Alvalade-, Peixe, Bino, Moutinho, Izmailov, entre outros. Aliás não vejo mal nisso antes pelo contrário, mantém os jogadores em Portugal, o nosso campeonato fica mais competitivo, permite a jogadores que não jogam num clube, possa jogar noutro. O mais recente caso do Carrillo não me causa nenhum constrangimento, antes pelo contrario.
Os 4 mosqueteiros vindos do FCP são um exemplo de enorme profissionalismo.
disse
sergio neves