JJ manholas da Amadora...limpou tudo !
POST DE PEDRO BATISTA BASTO que reproduzo porque está excelente define bem o que é o JJ , o que representa, o estudioso da escola da Vida, que subiu a pulso e chegou onde chegou.
Um grupo de circunstâncias empurrou Jorge Jesus para o lugar de treinador do Flamengo.
Sorte, acaso, destino, seja o que for, empurrou-o até ao lugar perfeito para as suas características e ambição.
JJ sempre quis fama e glória, mas nunca as teria em Espanha, Itália ou Inglaterra, porque lhe falta a capacidade de aprendizagem de línguas e a adaptação a ambientes hostis, por um lado, e por outro, porque JJ pertence a uma classe social de uma geração que teve que se afirmar a pulso, tendo que mentir, enganar ou não ter escrúpulos, para matar a fome e ter dinheiro, sendo que ninguém gosta de ver dentro dos elegantes salões onde os sofisticados Klopp, Guardiola, Zidane e afins mostram a sua honestidade cosmopolita, um manholas português.
Finalmente, até um certo momento, ninguém na Europa quis contratar JJ, velho e bronco e casmurro.
Apareceu o Brasil.
Por várias razões, o mundo do futebol menospreza o campeonato brasileiro.
Mas esse mesmo campeonato tem gigantes como o Corinthians, o Vasco e o maior de todos os gigantes do futebol do Brasil e da América do Sul: o Flamengo.
O impacto das duas conquistas de JJ no Flamengo é impossível de medir pela bitola europeia: tudo no Brasil é gigantesco, exagerado, exuberante e triunfador.
O Brasil adora os seus heróis.
E quando celebra uma conquista de um herói, torna-a quase uma epopeia.
Quis o destino que JJ se tornasse um herói do Flamengo.
Um Português torna-se um herói Brasileiro.
Bem vistas as coisas, JJ ombreia com D. Pedro IV e Fernando Pessoa no olhar Brasileiro de quem nós temos de melhor.
Talvez isto aproxime mais Portugal e Brasil o que, afinal de contas, é um movimento fatal da História e destes dois países.
E assim, goste-se ou não dele, um fatela da Amadora, tosco, inescrupuloso, mas que sabe muito de futebol, tem a astúcia dos pobres e uma sorte do caraças é hoje conhecido em todo o mundo e tem esta graça muito rara:
Jorge Jesus é um herói luso-brasileiro.
Pedro Batista Bastos.
De facto o meu amigo Pedro descreve como ninguém este natural da Venda Nova Amadora, que a pulso , carolice, desenrasco chegou onde chegou e acho mesmo que irá chegar a um grande de Espanha, resta saber qual. No -Felamengo - como Ele diz, chegou , viu e venceu e não deve ser assim tão fácil porque outros também para lá foram e não conseguiram. Abel Braga o seu sucessor nem por sombras lá chegaria.
Mas o homem em questões de treino, é casmurro, persistente, mas pelos vistos não está desatualizado, rodeia-se dos melhores, e aí está Ele, em alta, pronto para abraçar outro clube, logo após o Mundial de Clubes, sim porque até lá , Barcelona , Real Madrid, Atlético, Newcastle, Valência, FCP, SLB podem esperar, porque o objetivo é pôr o Flamengo no lugar de destaque, só pode haver uma coisa que o prenda no Brasil, a Canarinha, porque caso contrario não fica lá.
Foi como Ele costuma dizer limpinho, mas os treinadores Brasileiros estão-lhe com um pó daqueles, portanto JJ, o presidente do Fla sabe que o Manholas da Venda Nova sairá após o mundial de clubes, resta saber para onde e se o Clube de Regatas do Flamengo ganhará com isso.
Os portugueses revolucionaram o Futebol no Brasil outros se lhe seguiram, JJ e a sua equipa irão para outras paragens, chegaram pelo tapete vermelho a qualquer um dos clubes que mencionei, disso não tenho duvidas, terá muita matéria prima para trabalhar, valorizou os jogadores do FLA, como ninguém.
Foi empolgante a final da Libertadores, do Brasileirão e os recordes que vem vindo a bater.
Parabéns a toda a equipa técnica do Flamengo, aos portugueses, o que fizeram é enorme.
Claro está que Jorge Jesus sem uma boa polémica não é Jorge Jesus, já devimos saber, penso que terá aprendido com a invasão a Alcochete, não teve culpa , mas podia ter-se resguardado e resguardado os jogadores se tivesse assumido os erros que tinham de ser seus.
Julgo que os acontecimentos de Alcochete ainda está bem presentes razão porque acho que não virá tão depressa para Portugal.
disse
sergio neves
Sem comentários:
Enviar um comentário