domingo, 22 de julho de 2018

Grupos Organizados Legais : em sua defesa!

OPINIÃO DESPORTO,

                                    Grupos Organizados Legais : em sua defesa!

                                   


           Os grupos organizados de adeptos legais - vulgarmente designados por Claques-, com um sentido pejorativo, pois deles se diz serem fanáticos, doentes, violentos, marginais, cadastrados, que afastam o vulgar cidadão e famílias do estádio.   Este comentário  ouvimo-lo aqui e ali, mas o certo é que são tão violentos estes, como o são os sócios cativos,  das bancadas centrais, que o digam as equipas de arbitragem.
             As claques ou grupos organizados, são fanáticos - no bom sentido da palavra-, são activos, no apoio sempre, em casa , como fora, mesmo com jogos a horas improprias , eles lá estão, com viagens prolongadas, de noite. Imagine-se claques do SCP , ou mesmo Setúbal - só falo das legalizadas-,     com jogos marcados ás 20 e 21h30 fora de portas, os regressos é de noite, mas estão lá, faça chuva, frio, são  imprescindíveis  , que o digam os jogadores, o que se passou dia 15 de Maio foi uma excederão á regra,   não digo que não haja fanáticos e delinquentes nelas, mas é tudo em prol da defesa do clube, entusiasmo,   a sofrer, imagine-se uma derrota, depois ter de fazer de uma tirada + 450 Km, quando na chegadas também se fez 450 Km.  Não sabe o comum adepto porque terminado o jogo, desligada a televisão e já está , mas as «claques», essas estão sempre lá.   São diferentes por isso organizam-se para estarem  presentes nas actividades do seu clube.
           Se têm apoio do Clube, uma mão lava a outra. , o que o Clube recebe em troca vale tudo.  Porque é um apoio incondicional, onde quer que seja.   Existe  erros, mas daí partir-se para um radicalismo provincial generalizado, vai um grande caminho. Aliás devo dizer que se se apanhou os 39 indivíduos é porque Eles também estão registados na Juve-Leo. Imagino o que seria na «claque ilegal No Name!?
            Portanto as claques organizadas legais, continuaram a espalhar o perfume,   as coreografias, cânticos, em que estão 90 minutos sempre apoiar, a dar luz e charme ao desporto Rei que é o Futebol.
            As claques fazem falta, se calhar são muito mais comunicativas, do que o próprio espectáculo. apresentado.
        É interessante o caminho feito no SCP, com um comunicado conjunto de Juve-Leo, DXXI, Torcida Verde e Brigada.
            Portanto muito bem que o IPDJ, o MAI, todos legislem , mas obriguem todos a serem legais, mas todas, não é assobiar que está tudo bem e clubes como SLB,Belenenses, que  têm Claques, mas aparentemente o Clube desmarca-se de tudo isso. 
      As claques servem justamente para  apoiar sempre o seu clube, em  casa, fora. Era bom desmistificar-se, percebesse isso, é denegrir  a imagem do futebol , as claques são na óptica dos mais velhos.
          Uma palavra para a claques legalizadas para mundo de Futebol, fidelidade acima de tudo.


disse

sergio neves. 
      
           
                

Sem comentários:

Enviar um comentário