terça-feira, 27 de setembro de 2016

JORGE PERESTRELO - fazes tanta falta

ESTRELAS,

                                          JORGE PERESTRELO  -  fazes tanta falta 


                                          


     Jorge Perestrelo  faleceu faz tempo, os relatos de futebol nunca mais foram os mesmo, imagino o que seria  o seu relato da final de Paris em Julho passado, percebendo o que foi a final de Lisboa 2004, é fácil de ver  a maluquice era garantida. 
        Frases marcantes dos seus relatos « Ripa na recaqueca»,  «Qué qué isso ó meu». 
       Recordo-me que quando apareceu a televisão SIC à tarde durante a semana davam jogos em diferido do campeonato Alemão,  era uma grande pandega, enquanto o jogo decorria, colocava musica, falava com convidados, havia magia, mesmo que o  jogo fosse desinteressante.
        Fica para historia os relatos do Alkmar e Final do Euro 2004 são paradigmáticos.   


                 

     56 anos de relatos com estilo, marcou uma era, estilo  vibrante, alegre, popular, mas de uma qualidade fora do comum.  Um homem de África, com uma visão cosmopolita, fez dele único.
     Já deixa uma saudade enorme, grandes transmissões radiofónicas, grande comunicador. 


disse

sergio neves 
     
             


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Ruben Semedo « nunca duvidei da sua qualidade»

ESTRELAS,

                                        Rúben Semedo « nunca duvidei da sua qualidade»

                                           




    Este jogador é mais um da Academia do Sporting,   que é lançado, Leonardo Jardim não lhe deu oportunidade, Marco Silva também não, com Jorge Jesus a partir de Janeiro de 2015 regressou a Alvalade, para não mais sair, que central, que viveu na sombra de Llori e Eric Dier,  alias Ruben Semedo tem poucas internacionalizações mesmo nas selecções jovens de Portugal, fruto de pertencer a uma geração muito boa de centrais e no SCP . Mas Ele aí está a dar cartas,  remetendo Paulo Oliveira e Douglas para o banco e  banca. 
    Está feito um Senhor Jogador, nunca duvidei,   como libero é quase que intransponível.
   O  tempo em que esteve no «laboratório» de Setúbal fez-lhe bem, porque errou, corrigiu e o SCP agora colhe esses frutos.   
   Chegar à selecção principal é uma questão de tempo.
    Rúben Semedo protagonizará uma transferência um destes dias, não tenho duvidas. 

disse 

sergio neves 

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ELIAS voltou para quê?

ESTRELAS,


                                                             ELIAS  voltou para quê?


                                  



         Para grande admiração de todos o médio -defensivo  Elias, voltou ao SCP.  Voltou a uma casa em que já havia sido feliz, é um jogador de inegável categoria, internacional pelo seus pais o Brasil.   No entanto saiu do SCP desavindo com o Presidente BdC, à  época era um dos jogadores  mais caros do plantel, com maior vencimento,  o seu rendimento era oscilante, mas como tinha mercado, foi facilmente «vendido» o seu passe, para outros clubes. 
         Chegado á equipa mesmo na fase final do mercado  tarda em se afirmar, é uma aposta de JJ, mas Elias tem de descer à  realidade do futebol português, exigente, rápido. Na sua posição pode fazer a diferença. Até ao momento não se evidenciou, temos de dar tempo, julgo que  tenha sido uma contratação para salvaguardar saída de Adrien e /ou  William. 
         Elias precisa de tempo, não sei se  o SCP está preparado para isso. 
        Tenho para mim que quem foi feliz a uma vez, não deve regressar ao mesmo sitio em que foi feliz. 
         Desejo  sorte a Elias, pois é  o seu sucesso é o de todos os amantes do Grande Sporting.


disse 


sergio neves 

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Super Ego de JJ

AZARES,

                                                                O Super Ego de JJ 


                                  


   Numa semana em que a equipa de Futebol  sénior do SCP  fez uma exibição assombrosa em Madrid, perante o Campeão Europeu, eis que o seu treinador de peito feito, qual vedeta da bola, quis recolher todos os louros para si, resultado a equipa entrou no Estádio dos Arcos  em Vila Conde com uma «cagança» que  foi buscar 3 batatas no fundo da baliza caiu na realidade. 
    O treinador Jorge Jesus tantas vezes elogiado por mim, merece agora o meu repudio, pois o seu EGO desmesurado, está a prejudicar o SCP , tem o melhor plantel da Liga e Levou 3 secos do Rio Ave, que nem pode jogar do o Heldon se calhar o jogador mais em forma, mas que não pôde  jogar por via de ser jogador emprestado pelo SCP. 
    Se JJ na véspera não teve humildade, levou tr~es de resposta do Capucho sem espinhas. 
    Era bom ficava bem ao JJ descer á terra, pois Jesus só há um CRISTO.
    Os treinadores não são nem devem ser vedetas. um pouco de humildade ficava-lhe bem. 
  Como Sportinguista fiquei chocado com postura do treinador depois do jogo em fase da derrota.  Talvez não se tenha apercebido que o seu estado de graça possa ter terminado, os adeptos vão começar a cobrar forte.  Percebemos que Jefferson já caiu em desgraça e JJ não o amparou, no plantel  não há muitos mais para dar o corpo ás balas,  era tempo de JJ falar menos. 
    Jesus é tempo de te calares, não inventares e fazeres o trabalho que vinhas fazendo até aqui.
    Esta derrota teve o mérito de fazer-te descer à  terra. 
    

disse 

sergio neves 

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

HOSPITAL(LUZ)

ESTÓRIAS,

                                                         HOSPITAL(LUZ)

                                           



    A época de 2016-17 para SLB está a ser azarada em termos de lesões.  Nunca fez tanto sentido o Clube da Luz ter um parceiro como Hospital da Luz, são ao todo 17 jogadores  inaptos para praticado futebol.   Muitas das lesões  são  todas com o mesmo sintoma -musculares -.
     Isto levanta questões se a carga de treinos, exercícios, as recuperações estão a serão adequadas, aliás a SAD  já pediu um relatório exaustivo, vamos ver o resultado, as consequências estão aí o treinador do SLB  já teve de refazer a linha de ataque por 6 vezes,
      O Hospital da Luz  tem recuperado os jogadores, vamos como entraram na competição. 
       Fica a piada hospital ( Luz)  tal são os jogadores lesionados, impedidos, 17 no total, 7 deles da 1ª equipa do SLB. 

disse 

sergio neves 

domingo, 11 de setembro de 2016

DANI - de promessa a problema!

AZARES, 

                                                          DANI - de promessa a problema! 




    Dani era um jogador que prometia muito, mais um formado pela Academia de Alcochete, que tinha uma técnica muito apurada, um drible fantástico.  Cedo se destacou nas selecções jovens de Portugal,
    O Sporting tinha mais um diamante, cedo chegou á equipa sénior, Prometia muito, ainda fez alguns jogos mas alguma indisciplina, falta de profissionalizo e  infantilidades - como o lance de afastar a bola de forma ostensiva, levou a que  fosse expulso, provocou lance perigoso, um golo do adversário e consequente eliminação das competições europeias, julgo que foi contra Casino Salzeburgo.
    Os problemas de indisciplina em campo e nos treinos eram mais que muitos, aliado á sua vida fora campos pouco estável,
    O SCP optou por  vender o seu passe para Ajax, daí depois saiu para Atlético Madrid, anda regressou a Portugal mas nunca vira a singrar como jogador.  Alias pinguem conseguiu  toldar o seu feitio e foca-lo no futebol. Perdeu-se talvez um dos melhores jogadores de sempre do Futebol Português,
     No presente é comentador da TVI  fala com uma autoridade, parece que tem  moral para o fazer, Ele que foi  um profissional pouco dedicado.
    Teve agora uma oportunidade para falar de Futebol , vamos ver se tambem não é descartado.

disse

sergio neves 

sábado, 10 de setembro de 2016

Robert McDonald e Peter Hautmann - 2 avançados holandeses SCP anos 80

ESTÓRIAS,

               Robert McDonald e Peter Hautmann - 2 avançados holandeses SCP anos 80


                                       




       Nos anos 80, mais concretamente entre 1985 e 1987 chegam ao SCP 2 avançados embora não tenham jogado ao mesmo tempo.  Robert Mcdonald rotulado como vedeta, estrela, já consagrada á época de tal forma que só ficou 1 época, marcou golos, ficou  amargo de boca pela sua saída, pois prometia muito, mas saiu, veio logo de seguida Peter Hautmann mais novo de uma estatura invejável,  mas o azar destes e outros jogadores era que os rivais SLB e FCP era poderosíssimos, mas eram jogadores de classe, sobretudo McDonald.  Havia á época  limitação na utilização de estrangeiros, no caso Ralph Meade e Negrete, Manuel José utilizou os que pôde, foi pena.  
       Já Peter Hautmann vinha também rotulado como artilheiro que fazia muitos golos,  mas no SCP não rendeu tendo sido dispensado em 1988. Voltou ao seu pais, ao seu clube de sempre Feyernord. 
       Não se pode dizer que foram 2 flops, não tiveram a sorte do seu lado.  Mas a historia dos avançados holandeses é assim;  Mcdonald, Peter Hautmann, R. Van Wolswinkel, e agora Castagnos e Bas Dost. 
       Muito curioso esta questão dos avançados holandeses.  Vamos ver se é esta que SCP é campeão com  holandeses no ataque. 

disse 

sergio neves 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

OS FLOPS vindo da HOLANDA!

ESTÓRIAS,


                                              OS FLOPS vindo da HOLANDA!


                                       
                                                          olah john
                                                                        Duricic
                                                                              Labayad
Van wolswinkel
       Boulahrouz




      Ir ao campeonato Holandês buscar jogadores por  vezes ou quase sempre não corre bem aos clubes portugueses, pois o campeonato Holandês tem vinda a decair, perder competitividade de outros tempos, o scouting tem de ter em conta a fraca competitividade, portanto alguns jogadores brilharem  pode ou não deve ser decisivo para os contratarem , já lá vai o tempo de o campeonato holandês servir de plataforma para outros voos  estou-me a lembrar de, Litmanen, Ronaldo - o fenómeno -, Romario, Anderson, que por lá jogaram e chegaram grandes jogadores, ou então a grandes escolas como Ajax, Feyenort, PSV, que lançavam jogadores como Raijkard, Van Basten, Gullit, Koeman, De Boer,  entre muitos outros.  
        Hoje o Ajax e Feyernord, tem dificuldades em se impor, os clubes portugueses t~em ido a este mercado, ou pelo menos iam, para comprar  «pérolas»,  excreção para Van Hooijdonk que foi classe pelos campos de futebol em Portugal, outros houve que foram autênticos flops : 

     Olah John  no SLB  
     Duricic  no SLB 
     Labayad  no SCP
     Van Wolkswinkel no SCP
     Boulahrouz no SCP

  
    Jogadores que prometiam muito mas que por vicissitudes varias não renderam, ou porque não se adaptaram ao Futebol Português mais técnico, menos físico que o Holandês, o caso mais incrível foi o do defesa central Boulahrouz que experiente como era nunca demonstrou a qualidade que o levou ao Chelsea, Sevilha e Estugarda.  Hoje não deixam saudades ao SLB e SCP. 
     O saldo de contratações no campeonato Holandês para os clubes portugueses é desfavorável.  Foi uma pena pois eram jogadores promissores que ao fim ao cabo, deixaram os creditos por mãos alheias. Labayad para o bem de todos rescindiu com SCP com isso os leões pouparam 2 milhôes de euros.
      O que terá corrido mal, não sabemos, masque eram  promessas eram. 


disse 

sergio neves 
      
     


     

domingo, 4 de setembro de 2016

Adrien Ficou !

OPINIÃO DESPORTO,

                                                                      Adrien Ficou ! 



                                    



     Quando todos pensávamos que Adrien Silva  ia sair do SCP para o Leicester, campeão Inglês,  eis que as negociações se goram e o nosso capitão fica em Alvalade para nosso gáudio.
    Claro está que desportivamente é uma grande noticia, embora levante questões pois o SCP no mercado tentou se precaver com a contratação de Elias, a despensa de  Wallyson, Palhinha, agora ficamos com alternativas q.b., a sua estada da forma que foi pode levantar algum mau estar na direcção  de BdC, pois se outros jogadores vierem à praça publica pedirem de «joelhos» para sairem que moral t~em os dirigentes para criticar, sancionar disciplinarmente, quando o Capitão Adrien também o fez e não  lhe aconteceu nada.  
   Financeiramente o clube podia ter facturado, não o fez, será que haverá outra oportunidade ?  Para mim que se lixe Adrien deve acabar a carreira no SCP, assim como Patrício.
   O caso  Adrien levanta  questões: 

  • Porque razão os jogadores fazem contratos de longa duração ?
  • Porque razão os jogadores fazem contratos com clausulas elevadas quando muitas vezes não correspondem aos vencimentos que auferem?
  • Porque razão os jogadores não cumprem contratos?
  • Onde está a ética dos clubes sabendo que os jogadores têm contratos e falam com eles directamente para os assediar? 
  • Porque razão os jogadores tendo renovado recentemente passados meses já querem sair?
  • Porque falam demais os representantes  e familiares dos jogadores?
  • Porque razão começam as competições com mercado ainda aberto?
  • Porque não se estabelecem limites às  contratações?


      Eu lembro que o Adrien Silva é um grande jogador,  mas que neste caso  esteve mal.  Agora as próximas exibições vão esquecer este episódio.


disse 

sergio neves 

JOSE TORRES - um Pinheiro que marcava muitos golos -

ESTRELAS,

                                JOSE TORRES -  um Pinheiro que marcava muitos golos -


                             



    Dia 03 de Setembro de 2010 morria o grande Capitão do SLB Jose Torres,  um jogador que era anti tese de estrela, alto, desengonçado, «quase que marreco» mas que marcava golos que se fartava ao serviço do seu clube de sempre o SLB e pela Selecção Portuguesa, era o que se podia dizer hoje de Pinheiro, jogador com uma estatura acima da media, 1.90 metros, portador de um jogo cabeça fantástico, dizimou por esses campos fora em Portugal,  viveu de forma simples, ainda chegou a treinador,  sem os holofotes de outros como Aguas, Coluna ,Eusebio, Peyroteo,  Antonio Simões, morreu  um pouco esquecido, como esquecida foi a sua doença - Alzheimer -. 
   Escrevo este post porque de facto mesmo não sendo do meu clube, reconheço que os meus rivais tiveram jogadores, personalidade de grande mérito, humildade e dedicação.   Um senhor que morreu faz 6 anos, já caiu no esquecimento masque urge ser lembrado.

disse 

sergio neves