OPINIÃO DESPORTO,
Os jogadores tem responsabilidades sociais !
Os jogadores tem responsabilidades sociais !
Os jogadores de futebol têm uma actividade profissional de facto diferente dos demais profissionais, pois a sua carreira desportiva ao mais alto nível pode não ir muito para alem dos 20 anos, em termos de idade corresponderá entre 33 e 36 anos de idade. São pagos em função de-se handi-cap, muito bem pagos direi, pelo menos os mais conceituados.
Neste mundo do futebol os jogadores recebem mensalmente ou semanalmente valores «estratosfericos», ou seja têm direitos, assinam contratos por livre vontade, recebem prémios de assinatura, aumentos mensais - no caso de renovações-, os clubes recebem pela «venda dos direitos desportivos, económicos e de formação. O mercado é que faz o valor do passe tendo em conta os títulos ganhos pelo atleta, a posição no campo, a idade, se é internacional do seu pais, a procura sobre esse mesmo atleta, o clube por norma que tem o seu passe estabelece uma clausula de rescisão avultada, deste modo vê defendidos os seus direitos de eventuais interessados. Se aparecer um clube a «bater« a clausula, este só tem de o vender. Isto são os direitos dos jogadores. Para alem claro está de o jogador poder jogar onde bem entender, ter um agente que gere a sua carreira desportiva económica - Agente e/ou Representante -.
Mas os jogadores também têm deveres para com entidade patronal - leia-se clubes, fundos, empresários-, sobretudo se estes cumprirem com as obrigações, comissões, prémios e vencimentos.
Vejo com desagrado que os jogadores se esquecem destas obrigações e põem os seus representantes e familiares a falarem o que não sabem, a pressionarem os clubes detentores dos direitos, recentemente assistimos à pressão dos pais de Adrien Silva, que de forma injusta para com o SCP, tem falado em deslealdade, para com um jogador que ganha 1.400 milhões de euros /ano, que renovou de livre vontade um contrato em Fevereiro de 2016, aumentou a clausula de rescisão para 40 milhões de euros, onde está a ingratidão de um clube? Paga-lhe a tempo e horas, portanto o capitão do SCP deve confiar mais no seu clube. Os familiares percebo que queiram ajudar mas não me parece que seja assim que o façam.
O mercado está louco, é sempre assim mas a racionalidade também deve imperar.
disse
sergio neves
Sem comentários:
Enviar um comentário