domingo, 31 de julho de 2016

AS PRE-EPOCAS DOS CLUBES

OPINIÃO DESPORTO,

                                                AS PRÉ-ÉPOCAS DOS CLUBES


                                     

       As pre-epocas servem para que os clubes iniciem uma época,  Que pode ser uma continuidade da época anterior caso os treinador se mantenha, reforçada aqui ou acolá, serve para testar novos jogadores, jogadores que tiveram emprestados, foram contratados, que subiram de escalão , ou que pertenciam ás equipas BB,  testam-se os jogadores que podem jogarem diferentes posições e esquemas taticos, escolhem -se equipas para fazer jogos  de preparação, com maior ou menor coeficiente de dificuldade,  participação em torneios,  tudo serve até idas para estágios no estrangeiro, na procura de condições climáticas mais amenas,  o maior handi-cap é sempre a possível saídas de jogadores sobretudo os mais influentes, as dispensas, planifica-se uma época, dão-se cargas físicas sobretudo aeróbicas para manter resistências no limite. 
       O revês disto tudo é a pressão mediática, sobretudo dos adeptos que querem resultados, leia-se vitorias sempre,  Nem sempre é possível, já vi de tudo, grandes ore-evocas e depois época competitiva decepcionantes e o contrario também. Não existem pré-épocas modelares, exemplares, mas feitas em cima de vitorias é sempre bom, como bom é começar em crescendo, pois aumenta concentração,  portanto  as vitorias são  ou devem ser relativizadas, pois são indicadores, mas que podem não dizer nada.  O que interessa  é começar a competição já com modelos de jogo definidos, podendo não estar ainda a 100%, mas t~em de lá estar, sobretudo se o trabalho é de continuidade. 
      O lema deve ser sempre o mesmo ,  isto não é como se começa mas como se acaba, que o diga o SLB de 2015-16.

disse

sergio neves 

sábado, 30 de julho de 2016

SCP 2016-2017 começa a carburar

OPINIÃO DESPORTO,
                                                         SCP 2016-2017 começa a carburar


                                     
     Os Sportinguistas  como Eu,  começamos  esta pré-epoca com alguma apreensão, pois os resultados  ou melhor as goleadas, começavam a dar entender que para alem dos 4 magníficos - leia-se os campeões Europeus  Adrien, João Mario, William e Rui Patricio -, os demais reforços e equipa manifestam falta qualidade, mas percebe-se que JJ , quis dar maior competitividade à equipa, fazendo jogos particulares com equipas da Champions League , o que se percebe,  claro que como adeptos ficamos receosos, no entanto dá para ver que precisamos de  1 guarda redes e 1 a 2 avançados e passo a justificar :

 1 Guarda-Redes que para alem de aumentar a competitividade de Rui Patrício, no caso deste sair até 31 de Agosto, ou ficando se tiver uma lesão temos de ter alguém  à sua altura a sugestão que dou para se contratar  :  Eduardo, Beto.

2 Avançados  -   Com a possibilidade de Slimani sair até 31 de Agosto  ou ficando temos de antever que em Janeiro de 2017 temos a CAN, em que estará 1 mês  fora,  percebendo que  Barcos não conta para JJ e estando Spalvis de fora por lesão precisamos de 2 avançados. Leo Bonatini também já não é solução pois já saiu do Estoril, se calhar a possibilidade   Bas Dost o avançado do Wolfbsurgo parece boa solução , como Hugo Vieira, Cardozo,  Campbell  o Costa Riquenho, percebe-se que JJ está a testar Bryan Ruiz   e  Allan Ruyz a nº 10.

   A vitoria no torneio 5 violinos dá garantias mas é preciso de avançados. 
   Quanto ao resto pode ser que a historia este ano seja outra, comecemos mal e acabemos campeões.

  disse

sérgio neves


                               

terça-feira, 26 de julho de 2016

ARTUR CORREIA - O ruçoo doido!

ESTÓRIAS,


                                                ARTUR CORREIA - O ruço doido!

                                                             








    O irreverente Artur Correia escreveu ontem a ultima página na sua vida terrena.  Como jogador era rijo, impetuoso, ferrenho do Benfica ,mas recordo-me dele no grande SCP,  Sócio confesso do clube das águias, foi para o SCP e participou na grande equipa de 79/80.Era miúdo mas lembro-me bem do Tonica - o meu vizinho de Lisboa que me levava á bola -, que o Artur montou  uma grande caldeirada - brincadeira -,  no estagio que o SCP estava a fazer nos EUA - hoje parece ser uma grande novidade das grandes equipas o SCP já o fazia em finais anos 70-, a tal ponto que foi dispensado, acabou mais tarde por se lesionar com gravidade, acabou a carreira futebolística nos EUA, aos 27 anos.
    Era rápido, forte jogo interior e exterior,  marcava bem os seu oponentes, mas fruto da sua irreverência, perdeu-se no futebol. Dado a pouca contensão como jogador futebol acabou a carreira cedo.   No SCP veio provar a magia que o seu futebol tinha. morre aos 66 anos não teve a homenagem que merecia. Foi dos grandes laterais do futebol moderno, fazia todo o corredor, Paz á sua alma.   Ficam as partidas que fazia aos colegas, levava os treinadores ao desespero.

disse

sergio neves 

domingo, 24 de julho de 2016

Ecos do Euro2016

STÓRIAS,

                                                                   Ecos do Euro2016


                                   


        Passadas 2 semanas sobre brilhante vitoria no Euro2016, ainda existem pormenores que nos enchem de orgulho, uma seleção que ninguém dava nada por ela, que de fato tem uma super estrela Ronaldo, mas depois pequenas estrelas, muitas delas desconhecidas como Adrien, Joao Mario, William Carvalho,Rafa, etc. Mas o querer, a vontade, determinação, sorte, coragem,  perspicácia de um treinador levou-nos a cometer a maior proeza do futebol português, o campeonato da Europa. Não podia de registar o resumo fantástico feito pela BBC.

     http://economico.sapo.pt/noticias/kings-of-europe-portugal-o-euro-visto-pela-bbc_254377.html


    Espantoso é que o link é de um jornal económico e de fato a vitoria de Portugal a vitoria teve impacto de 600 milhões de euros na economia interna.
     Obrigado campeões.


disse

sergio neves
 
    

domingo, 17 de julho de 2016

Ederzito...agora é heroi

ESTÓRIAS,

                                                          Ederzito...agora é heroi




       Ederzito o luso-guineense herói no dia 10 de Julho em Saint-Denis, teve o seu momento de fama, para nosso gaudio, deu uma chapada de luva branca a todos os críticos - onde me incluo -, no entanto continuo a dizer que não é um jogador de futebol por aí alem, teve o seu momento na final , é verdade entrou muito bem.  A realidade é que é um avançado medio, que muito dificilmente atingirá o topo de outras figuras, mas o certo  é  marcou golo da vitoria.
     O Eder do qual tenho saudades é o Brasileiro da copa de 1982, esse sim uma grande vedeta, incrível, que faz parte de uma seleção fantástica.
                                                              
    Tinha uma qualidade no campo, rápido com finta curta, grande jogador.  O nosso Eder esse, fica para historia, porque um pais  que teve Eusébio, Chalana, Peyroteo, Figo e o próprio  Cristino e não ganharam nada como sénior na seleção.   Foi preciso  o Ederzito  - o tosco - para se fazer a diferença.

disse

sérgio neves

                                     

quarta-feira, 13 de julho de 2016

EDER « o heroi improvavel»

OPINIÃO DESPORTO,

                                                       EDER  « o herói  improvável»

                  
    Para mim esta imagem diz tudo, como é que é possível um jogador mediano, ser o herói de Saint-Dennis a 10 de Julho de 2016?  
   Continuo a dizer que o jogador Eder não é  a melhor escolha para a seleção,  existem avançados melhores no ativo  Hélder Postiga, Hugo Vieira, Nelson Oliveira, José Gomes,  Ivan Cavaleiro, Wilson Eduardo, qualquer outro jogador que possa jogar a nº  9, Cristiano, Nani.  Aliás Fernando Santos convoca-o por desespero, para ter alternativa, pouco acreditou nele  até á final havia jogado 13 minutos penso que contra Hungria.  Estou convencido que não entraria se Ronaldo não tivesse a fatalidade que teve, Eder não calçava, ou então se estivéssemos a  perder lançá-lo-ia   por  desespero.
     Eder entrou e isso foi muito bem visto por Fernando Santos, para ser referencia para ataque português,  fixar um dos centrais gauleses - diga-se muito fracos -,  Eder entrou desfigurado, fez em .30 min o que nunca havia feito no Sp.Braga, e muito menos na seleção, ganhou todas as bolas de cabeça na defesa e no ataque, sacou faltas, teve um braço sombra que custou amaro fantasma a um jogador Francês, correu tudo bem até que aos 109 minutos de forma desengonçada, marcou o golo da sua vida. 
     Tivemos Eusébio, Figo, João Pinto, Nené, Manuel Fernandes e Jordão , mas foi o patinho feio que se tornou eterno, pelo golo que marcou . Mas par mim não passa de um avançado banal.  
    Tem uma historia de vida incrível, desejo-lhe a melhor sorte do mundo mas não é mais do que isso.

                    
      Não sou hipócrita, é verdade que Eder marcou o golo, mas não apaga que como avançado tem lacunas, está no campeonato francês no Lille, mas julgo que tal como  a sua equipa não sairá da medianidade.
     Nunca seria a minha escolha, esteve na altura  certa da sua vida. acredito que a sua vida não seja fácil, terá agora uma falange fãs de o veneram, os mesmos que no passado o ignoravam, odiavam e  criticavam, Eu mantenho que é um jogar banal.
     Reconheço-lhe mérito pois manteve-se a trabalhar, não desistiu, pediu ajuda de um coaching, Susana Torres, pelos vistos deu resultados, mas penso que o futuro demonstrará que será jogador mediano.
      Fernando Santos teve o feeling que naquele fim de noite de 10 de Julho precisava de um jogador alto para fixar defesas  centrais franceses, fê-lo porque não tinha mais ninguém, aposta ganha.
       De besta  a herói, mas Eder sabe que o que se pensava dele, mantem-se, acreditou.
      

disse

sergio neves
     
        

sábado, 9 de julho de 2016

Chegou a hora

OPINIÃO DESPORTO,

                                                             Chegou a hora



       Escrevo este posta na véspera de  uma  grande final, do campeonato de futebol por seleções.  Chegou a hora de Portugal ganhar uma final, no fundo ganhar qualquer coisa  em seniores.
       Já tivemos seleções de ouro, gerações que tiveram lá perto, em 1966, 1984, 2000, 2004, mas chegados a 2016 temos tudo, pragmatismo, coletivo e um  treinador realista que motiva os jogadores e um povo, Fernando Santos, ele sempre acreditou, mas do que todos, mesmo nos momentos mais complicados, acreditou que só viria para Portugal a dia 11-07-2016, foi o único, porque as exibições , o empate pasme-se com a Islândia, levava a pensarmos o pior, seguiu-se empate contra Áustria, enfim um pesadelo, mas repito Ele mais do que ninguém acreditou, passamos 16/avos de final,  ganhamos á super favorita Croácia, nos  8/avos de final despachamos a Polonia nos penaltis, nas meias finais ganhamos de forma categórica ao Pais de Gales de Bale e companhia, Fernando Santos esse esteve igual a si mesmo, sempre acreditar, Eu começo acreditar também, com sorte, mestria, pragmatismo vamos lá, agora está nas cabeças dos jogadores, fazer o que fizeram até aqui. Acreditar.
     Aconteça o que acontecer, já ganharam,  porque foram eles que puxaram pelos portugueses aquém e alem fronteiras, venha o jogo chegou a hora de ganharmos algo nos seniores por seleções.
     FORÇA PORTUGAL.


disse

sérgio neves